Conversa com A Seita Bitcoin Podcast
Aceita Bitcoin e a crescente comunidade bitcoinheira portuguesa
Foi ao ar uma live muito interessante que tive com os amigos do A Seita Bitcoin, um podcast bitcoinheiro português que costumo acompanhar há algum tempo:
O primeiro assunto que Abjecto e Tiago Vasconcelos trouxeram para nossa discussão foi possibilidade de cada vez mais governos e fundos soberanos começarem a minerar e a acumular Bitcoin em seus portfólios.
Só recentemente foi divulgado que o pequeno Reino do Butão há anos minera Bitcoin secretamente com seus vastos recursos hidroelétricos das águas que descem do Himalaia. Por isso começamos falando de um artigo que escrevi no começo de 2021, ainda antes de El Salvador dar curso legal ao Bitcoin e anunciar seus planos de minerar Bitcoin com energia geotérmica de seus vulcões:
A nova corrida do ouro
Lá especulei sobre a possibilidade de já estar ocorrendo uma competição por governos pelos bitcoins escassos via mineração e fiz um paralelo com a descoberta de D. João V do nosso ouro em Minas Gerais.
Depois discutimos sobre as moedas digitais de bancos entrais (CBDCs como Real Digital e Euro Digital, por exemplo), sobre a crise bancária americana e sobre a política energética suicida da Europa que colocou a região inteira em uma grande posição de vulnerabilidade.
Minha análise, em linhas gerais, é que as burocracias que hoje comandam as democracias representativas do mundo ocidental estão muito endividadas e comprometidas com o sistema fiat. Além disso, elas têm uma alta preferência temporal e uma visão anti-humana na sua política energética. Por isso, vejo que é improvável que elas adotem uma política inteligente em relação ao Bitcoin. Mais provável que tentem implantar CBDCs para criar currais hiperinflacionários.
Bitcoin não precisa dos governos para crescer e Portugal é a prova de que, mesmo fazendo parte da União Europeia, ainda é um solo fértil para uma crescente comunidade bitcoinheira. No norte do país, iniciativas como Norte Bitcoin Meetup (veja aqui também) que está reunindo cada vez mais pessoas. Em Lisboa, John Carvalho promove regulares encontros com o grupo de Lisbon Bitcoin Maximalists para discussões de alto nível sobre Bitcoin. Podcasts como o próprio Aceita Bitcoin e o F You Money Podcast do Hugo Ramos sempre trazem ótimas conversas no âmbito da comunidade bitcoinheira lusófona. Há certamente muitas outras iniciativas portuguesas que eu não conheço, se por um acaso você conhecer alguma coloque aqui nos comentários.
Se este texto lhe foi útil, considere enviar alguns satoshis para o endereço: guilherme@bipa.app
Eu agradeço!
Em Rolante RS eles estão tornando uma cidade inteira bitcoinheira, com comércios de todo tipo aceitando. Se olhar no BTC map já tem uns 100 comércios por lá, e eles começaram tem um mês, aproximadamente. A página deles no instagram é https://instagram.com/bitcoineaqui?igshid=MzRlODBiNWFlZA== esta. Tem um vídeo muito interessante no Canal Palavra Satoshi, ele passa um dia inteiro comprando coisas com btc via Lightning.