Moicano, Mises e o princípio universal do "no pain, no gain"
Bitcoin e o suor do nosso rosto
Vi muita gente surpresa neste final de semana depois que o lutador brasileiro Renato Moicano, ainda bem ofegante, com o rosto todo inchado e ensanguentado, ao sair vitorioso da difícil luta no UFC300, conseguiu reunir forças, segurou o microfone da mão de Joe Rogan e no seu discurso de vitória disse:
“First off all I love America. I love the Constitution. I love the First Amendment. I want to carry all the fucking guns. I love private property. And let me tell you something: If you care about your fucking country, read Ludwig von Mises and the six lessons of the Austrian economic school, motherfuckers!”
Em um mundo há muito tempo doente de keynesianismo e moeda fiat, não é muito comum ouvirmos alguém recomendar a leitura de Mises num ringue de luta, menos comum ainda quando são citadas as misteriosas “seis lições” da escola austríaca de economia.
Por "seis lições da escola econômica austríaca", Moicano referia-se a um pequeno livro de Ludwig von Mises, com pouco mais de cem páginas, que em inglês recebeu o título de Economic Policy: Thoughts for Today and Tomorrow, por isso muitos americanos não entenderam rapidamente a referência.
As lições são transcrições de uma série de palestras proferidas por Mises na Universidade de Buenos Aires em 1959, por isso o título da versão brasileira se traduz simplesmente como como “As Seis Lições”, que pode ser baixada de graça aqui.
A recomendação de Moicano não foi meramente teórica. Em sua página no Twitter/X e em entrevistas recentes, o lutador mostra que não só que só versado na economia austríaca como também é um bitcoinheiro. Inclusive demandou que seu bônus fosse pago em Bitcoin:
Principalmente depois da publicação de O Padrão Bitcoin, a relação entre a escola austríaca e Bitcoin já é bem conhecida e debatida, mas creio há algo mais profundo na relação entre sofrimento físico e moeda forte. Moicano literalmente ganha sua vida com o suor do rosto e sabe que é profundamente injusto que alguém consiga criar dinheiro sem custo algum. Em um artigo de 2021, explorei o porquê de lutadores, levantadores de peso e atletas em geral começaram a demandar serem pagos em Bitcoin. Tentei explicar como o princípio do no pain, no gain deveria servir também para a moeda que usamos. Neste artigo escrevi:
“Um fenômeno recente tem me chamado à atenção. Estamos vendo vários jogadores de futebol americano que agora demandam serem pagos em Bitcoin. Por quê? Eles sabem muito bem o que é levar porrada para ter seu ganha-pão. Não querem ver seus salários virarem pó por causa da inflação.”
Fico muito feliz que a mensagem de Renato Moicano tenha ressoado no mundo inteiro. Espero que com ela mais pessoas possam aprender as preciosas lições de Mises e também sobre as virtudes do Bitcoin.
muito bom!
ele explicou sobre os palavrões e a disney, dona do canal, na conversa com o Fernando Ulrich e o Hélio Beltrão.
Muito bom!