Um dos passatempos de quem se interessa por Bitcoin é ficar compilando anedotas e histórias do Bitcoin nos seus primórdios, quando, por exemplo, Satoshi Nakamoto ainda se correspondia nos fóruns e blogs, explicando o projeto ou aprimorando suas primeiras versões.
É muito curioso ver quais foram as primeiras reações de diferentes pessoas diante de algo tão inédito. Essa reações nos revelam coisas valiosas. Por exemplo, provam que, diferente das tentativas de cópias que foram feitas depois, o Bitcoin teve um crescimento orgânico. Ele foi distribuído aleatoriamente entre seus primeiros entusiastas que ainda estavam testando a viabilidade do projeto, muitas vezes minerando de forma amadora os primeiros satoshis usando o poder de suas CPUs ou recebendo doações dos primeiros programadores. Hoje, quando um novo projeto que tenta emular algumas das funções do Bitcoin é lançado publicamente, grande parte de suas unidades é distribuída anteriormente para pessoas e entidades financiadoras que acabam, afinal, controlando a rede - o processo de captar recursos dessa forma se parece mais como uma oferta pública de ações não regulamentado, por isso suas unidades não podem ser caracterizadas corretamente como “moedas digitais” ou “criptomoedas”.
Mas história primordial do Bitcoin também é interessante do ponto de vista da ciência da computação e da criptografia. Aprende-se muito estudando os problemas que já cedo surgiram e quais foram os comentários dos primeiros programadores que, ainda cética e criticamente, continuaram com o projeto. Por exemplo, a questão da escalabilidade, tão discutida hoje em dia, já estava lá nos primeiros posts do fórum do BitcoinTalk.org, site estabelecido em novembro de 2009 pelo próprio Satoshi e que serviu como a primeira ágora do Bitcoin. Se você tiver interesse em ter contato direto com esse material pode ler os registros do fórum do BitcoinTalk ou ler o livro do Phil Champagne que compilou didaticamente todos os escritos de Satoshi em ordem cronológica.
Além desse material, Pete Rizzo é um jornalista da Bitcoin Maganize que se especializou na história dos primeiros anos do Bitcoin e publicou este artigo sobre alguns fatos curiosos do Pizza Day - quando foi realizada a primeira transação usando bitcoins. No dia 21 de abril de 2021, quando fez 10 anos que Satoshi Nakamoto desapareceu, escrevi um artigo refletindo sobre seu ostracismo e este material inicial é fundamental para entender o que de fato aconteceu. Dov, nosso urso bitcoinheiro camarada, recentemente postou um vídeo muito interessante em que lê e explica um post do Satoshi na Fundação P2P dia 11 de fevereiro de 2009, poucos dias depois de minerados os primeiros blocos. Este post é, na minha opinião, uma das melhores explicações sobre o que é o Bitcoin e também sobre o porquê do Bitcoin.
Tudo isso que escrevi até agora foi só um preâmbulo para dizer que novos materiais não param de surgir e ontem mesmo meu amigo Otto me mandou uma pérola que eu nunca tinha visto.
Um vídeo de um podcast que foi gravado em fevereiro de 2011, quando o Bitcoin custava 0,93 centavos de dólar. O podcast se chama Security Now e nele Steve Gibson, um programador já senhor, explica muito entusiasmado e também com muito conhecimento como funciona essa nova moeda que já vivia na internet. É um diálogo excepcional. Está tudo lá: o problema das fiats, a perda do lastro com o ouro, como funciona a mineração, prova-de-trabalho, Adam Back, como o Bitcoin é descentralizado, etc.
Começa no 41m55segs:
Se você gostou deste texto, considere enviar alguns satoshis para o endereço: guilherme@bipa.app
Obrigado!
Ótimo vídeo!